A MADEIRA LAMINADA CRUZADA (CLT)

MADEIRA LAMINADA CRUZADA DA CROSSLAM

 

Cross Laminated Timber (CLT) ou Madeira Laminada Cruzada é o mais novo produto de engenharia em madeira introduzido no mercado mundial nos últimos 20 anos. Desenvolvido inicialmente na Alemanha e na Áustria, o CLT tem o potencial de redefinir a forma como pensamos sobre madeira e, finalmente, a forma como pensamos sobre a construção de edifícios. 

Painéis de CLT consistem em diversas camadas de lâminas de madeira maciça coladas em sentido oposto e alternado, entremeadas de adesivo estrutural e à prova d’água e submetidas a grande pressão. 

A laminação cruzada melhora as propriedades estruturais dos painéis através da distribuição de força ao longo das fibras da madeira em ambos os sentidos, o que praticamente elimina qualquer retração significativa ou deformação dos painéis. Podem suportar grandes cargas, possibilitando construções com vários pavimentos. O acabamento das placas é feito através de um processo de micro aparelhamento e lixamento, podendo ser explorado como acabamento final, e aplicado numa infinidade de projetos e produtos. Processado (cortado, fresado e usinado) por um poderoso pórtico CNC, em regime CAD/CAM, traz a precisão da indústria mecânica para o novo ambiente da arquitetura e engenharia, o BIM, facilitando muito a compatibilização das várias camadas do projeto.

Tem aplicações ilimitadas para construção civil e projetos em diversas áreas. Tudo o que é construído em aço, concreto e alvenaria tradicional, pode ser construído com CLT. Em função de sua incrível força, rigidez, estabilidade, durabilidade e leveza, é uma alternativa competitiva para os materiais estruturais tradicionais popularmente utilizados no Brasil.

 

MATÉRIA PRIMA

Madeira de Pinus Taeda seca em estufa, com 12% +/- 2% de umidade, podendo ser tratada em autoclave com CCB, ou com imersão em solução de Boro (neste caso o produto acabado).

Em casos específicos, e a pedido, poderá ser utilizada madeira de Eucalipto Grandis, e, em assim sendo, com tratamento superficial com Cipermetrina (inseticida).

 

ADESIVO

À base de poliuretano, monocomponente, livre de formaldeídos, com teor de sólidos de 100%, certificado para uso estrutural e à prova d’água.

 

TAMANHOS

Os painéis podem ser de 03, 05 ou 07 camadas (lamelas), variando de 57mm à 250mm de espessura (300mm sob consulta).

Mínimo tamanho produzido: 2.440mm de largura X 8.050mm de comprimento

Máximo tamanho produzido: 3.000mm de largura X 12.000mm de comprimento

Obs: Outras dimensões sob consulta.

 

ACABAMENTO

Industrial: Para usos onde não se requer o painel como acabamento final ou será revestido posteriormente.

Fino: Onde se deseja utilizar o material como acabamento final, sem revestimento.

 

LAJES E PAREDES

Em regra, temos 02 tipos de painel:

1- Com as lamelas externas no sentido longitudinal (geralmente no uso de lajes)

2- Com as lamelas externas no sentido transversal (geralmente no uso de paredes)

 

PARA SABER MAIS ACESSE O SITE DA CROSSLAM


Deixe seu comentário:

comentários