FAQ (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

Avaré_2015_tratadas_COM-logo-152

Pra essa pergunta, convidamos a visita ao site do nossos parceiros, a REWOOD, que explica muito bem o processo:

MADEIRA LAMINADA COLADA REWOOD

Deixe seu comentário:

comentários

Em contrato oferecemos 20 anos de garantia pelos nossos serviços prestados, desde que sejam feitas todas as manutenções periódicas. Oferecemos 3 anos de garantia pra uma possível manutenção na estrutura devido à possíveis problemas de montagem ou movimentação das peças utilizadas.

A madeira estrutural, se bem empregada tem uma garantia indeterminável, por ser um material natural.

As MLC de Pinus tratado têm garantia de 30 anos de tratamento contra cupins, fungos e apodrecimento dados pelo fabricante do produto.

Os eucaliptos roliços tratados também possuem garantia de 30 anos de tratamento, dados pelo fabricante do produto.

Todas as madeiras utilizadas pela Carpinteria têm garantia de procedência LEGAL, selos sustentáveis (FSC) e documentos de origem florestal (DOF) emitido pelo IBAMA.

Deixe seu comentário:

comentários

Sim – Estamos atuando desde 2010 como Carpinteria Estruturas de Madeira. Já os sócios Alan Dias e Paulo Bastos possuem uma larga experiência com estruturas de madeira. Paulo trabalhou 30 anos com madeira estrutural, passando como desenhista e detalhista de Lina Bo Bardi e Marcelo Ferraz. Também foi técnico em madeira numa conceituada empresa de estruturas de madeira de São Paulo. Trabalhou na Laminarco, que foi uma das pioneiras indústrias de MLC do Brasil e realizou diversas obras por todo o Brasil. Já Alan trabalhou com decks e pergolados no início da carreira, desde 1998 e foi calculista de estruturas de madeira em dois conceituados escritórios estruturais de São Paulo. Em 2005, quando se conheceram, surgiu a idéia de montar a empresa, consolidada em 2010.

Costumamos dizer que apesar de ser uma empresa nova, já temos experiência no mercado de madeira há mais de 30 anos. Com o diferencial de trazer pra Brasil o uso MODERNO das estruturas em madeira.

Deixe seu comentário:

comentários

Depende – Preferimos que já exista um arquiteto contratado para projetar os ambientes, discutir formas arquitetônicas, fazer aprovação dos projetos e nos enviar um projeto de Arquitetura definido. Assim trabalharemos apenas nos cálculos, detalhamentos, fabricação e montagem da estrutura conforme o projeto arquitetônico. Porém, costumamos prestar consultoria aos arquitetos para idéias inovadoras do uso da madeira em sua arquitetura, enriquecendo seu vocabulário.

Agora, se você não tem um arquiteto contratado, podemos sugerir alguns parceiros que já trabalharam conosco. Ou até mesmo podemos desenvolver o projeto com nossas equipes técnicas, lembrando que não fazemos aprovações de projetos.

Deixe seu comentário:

comentários

Sim – Todo material estrutural deve receber manutenções periódicas. Com a madeira é a mesma coisa, porém sempre é mais visível quando precisa-se fazer a manutenção. A madeira oxida com os raios U.V. do sol e deteriora com a chuva (em áreas externas) por isso, recomenda-se a aplicação de STAIN, que cria um filtro contra raios U.V. e é hidrorrepelente. A aplicação nas peças de madeira deve ser feita a cada 2 ou 3 anos, ou de acordo com o que o fabricante especifica na embalagem do produto. Peças estruturais, como vigas e colunas, acumulam menos água, então STAIN dura mais tempo impregnado em seus poros. Já peças como DECKS que recebem sol e chuva diretamente, devem ter uma reaplicação de STAIN anual, já que estes sofrem mais com a ação do sol e da chuva. A técnica correta de construção da estrutura de madeira e dos decks também ajuda a manter a estrutura em ordem, minimizando os possíveis problemas.

Deixe seu comentário:

comentários

Se compararmos uma peça estrutural de concreto armado, aço e madeira, com a mesma função estrutural e a mesma solicitação de carga, obviamente que o aço e a madeira custarão mais que o concreto armado. Porém, qualquer um sabe que numa obra, muito dos custos estão relacionados ao tempo de construção e geração de resíduos e não ao uso de materiais em si. Construir com madeira chega a ser duas vezes mais rápido do que as construções em alvenaria. É mais limpa e gera ZERO resíduos, não gasta água (construção seca) usa o mínimo de energia e consegue ser montada com uma equipe reduzida (3 ou 4 pessoas).

Construtores que estão usando a tecnologia da madeira dizem atualmente que não há basicamente nenhuma diferença nos custos unitários de estrutura de madeira e edifícios de alvenaria. No entanto, estruturas de madeira lhes permite construir até duas vezes mais casas em um ano com a mesma força de trabalho e sem pressão adicional sobre o fluxo de caixa.

Deixe seu comentário:

comentários

Sim – é por isso que a madeira estrutural é preferida por aqueles que trabalham com prazos apertados e difíceis, por exemplo, áreas de educação (escolas, universidades) ou aqueles que procuram ou um rápido retorno sobre o investimento, tais como construtores incorporadores. A maioria dos construtores relatam que, por exemplo, uma casa construída a partir de estrutura em madeira, quer se trate de uma estrutura em MLC ou Wood-Frame, pode ser construída em cerca de metade do tempo que leva para construir uma casa de alvenaria. Uma vez que o paliteiro é erguido e coberto em pouco tempo, mais profissionais podem trabalhar na propriedade, ao mesmo tempo. Além disso, porque os sistemas de madeira usam significativamente menos água no processo de construção, as construções não demoram tanto tempo para ‘secar’ e estão prontas para decorar muito mais cedo.

Deixe seu comentário:

comentários

A “Madeira Engenheirada” é toda madeira que é transformada em produto numa fábrica.

Para Estruturas em Madeira, entende-se por “Madeira Engenheirada”:

  • MLC (Madeira Laminada Colada – Glulam)
  • CLT (Cross-Laminated Timber – Madeira Laminada Cruzada)
  • WOOD-FRAME (Sistema pré-fabricado)

As soluções em “Madeira Engenheirada” visam entregar benefícios máximos às construções e alcançar padrões mais elevados de qualidade pois os sistemas são fabricados em condições controladas de fábrica para instalação no local. Os custos do ciclo de vida da construção são minimizados devido a níveis excepcionais de estanqueidade – minimizando também o impacto sobre o meio ambiente, o consumo de energia e os custos associados. Os benefícios incluem:

  • Uma precisão excepcional e defeitos mínimos;
  • Custo e programa de segurança;
  • Construção fora do local minimiza o impacto do tempo;
  • Vãos livres podem ser conseguidos;
  • Impermeabilidade, oferecendo maior eficiência energética;
  • Minimiza a interrupção no local;
  • Contribui para o desempenho acústico e térmico;
  • Melhora no local de Saúde e Segurança;
  • Minimiza o impacto sobre o ambiente;
  • A madeira fornece a solução definitiva sustentável;

Deixe seu comentário:

comentários

Basicamente qualquer projeto pode ser construído em madeira. A madeira estrutural pode substituir muito bem vigas e colunas de aço ou concreto armado e vencer qualquer tipo de vão. O que devemos evitar é o contato da madeira com a umidade. Esta sim á a grande inimiga da madeira. Por isso um bom projeto estrutural é importantíssimo para a solução final da estrutura. Nele consideramos todos os possíveis pontos onde a água poderia entrar em contato com a madeira e desenvolvemos soluções que evitam esse contato. Caso não seja possível evitar o contato com a umidade, recomendamos o uso de espécies de madeira de alta densidade (como a Itaúba, por exemplo) ou madeiras tratadas (como o Pinus Tratado, por exemplo). Nossas soluções pra madeiras em áreas externas procuram evitar que a água fique acumulada na madeira, o que poderia levar ao apodrecimento das peças.

Deixe seu comentário:

comentários


EMPRESA / SERVIÇOS / PORTFOLIO / CONTATO

Deixe seu comentário:

comentários